Como higienizar as mãos de forma correta

A forma de lavar as mãos deve ser levada muito mais a sério do que pensamos. Existem várias maneiras, dentre elas, a antisséptica, a fricção antisséptica, a cirúrgica e a lavagem simples. Esse é, inclusive, um dos meios mais simples de cada um prevenir possíveis doenças. Bem como pode evitar a propagação de infecções.

Por se tratar de um grande reservatório para microrganismos, as mãos podem transferir as bactérias para outras pessoas com facilidade. Isso pode acontecer tanto pelo contato direto da pele, quanto por meio do contato com objetos ou superfícies contaminadas.

O que seria higienizar as mãos?

É preciso saber como remover de forma correta a oleosidade, o suor e a sujeira da pele. A remoção das impurezas, células descamativa, pelos e micróbios pode interromper a transmissão de infecções.

Como prevenir ou reduzir as infecções?

Lavar as mãos deve ser um hábito constante e deve ser aplicado durante todo o dia. Isso deve ser mantido principalmente antes das refeições e após o uso do sanitário. A higienização correta das mãos deve ser feita também após o atendimento de clientes. Bem como manusear da maneira certa lençol, toalha, e outros materiais.

Para que essa limpeza seja eficaz, basta usar o simples. Água e sabão é o suficiente, podendo também ser feita com preparação alcoólica ou antisséptica. Os movimentos devem ser firmes e em forma de massagem.

O uso de cada produto

Água e sabão: no início da jornada de trabalho, após a ida ao banheiro, antes e depois das refeições, antes de preparar alimentos ou medicamentos, e principalmente, quando as mãos estiverem contaminadas com sangue ou outros fluidos corporais.

Preparação alcoólica: quando as mãos não estão visivelmente sujas, a higienização com álcool pode ser suficiente. Nesse procedimento não é necessário secar as mãos com toalhas, as mesmas devem secar naturalmente.

Produtos antissépticos: essa higienização é recomendada nos casos de precaução de contato, recomendados para pacientes de microrganismos multirresistentes; nos casos de surtos e também para remover sujidades de microrganismo, que reduza carga microbiana.

Imagem de Martin Slavoljubovski por Pixabay 

Ederson Nunes é Esteticista Especializado em Biomedicina Estética e Criador do Método Detox Esportiva | Website

Atua em Ubatuba desde 2016, é formado em Estética e Massoterapia e Especializado em Biomedicina Estética. Gosta muito de compartilhar dicas e informações sobre esse assunto, tirando todas as dúvidas possíveis de seus leitores.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!