Melasma: sintomas, tratamento e cuidados
O que é o melasma?
O melasma trata-se de manchas marrons, que surgem na pele, principalmente na área facial. Seu surgimento é mais comum em mulheres, devido ao excesso de melanina produzido.
Causas e sintomas
As causas podem estar relacionadas com a genética, fatores hormonais ou gestação. Além do uso excessivo de produtos químicos ou anticoncepcionais. A exposição ao sol também é um grande incentivador para o aparecimento das manchas. Geralmente, elas aparecem nas maçãs do rosto, na testa, no colo e também nos braços.
Tratamento
O tratamento do melasma não é tão simples. É um processo difícil porque a pele combate os efeitos com uma resposta de defesa chamada hiperpigmentação pós inflamatória.
Uma das maneiras mais eficientes para o tratamento é a fototerapia (ledterapia e laserterapia). Esse processo é capaz de normalizar as funções bioquímicas das células. Ou seja, tratam o problema de forma terapêutica e com eficiência.
O laser diminui o processo inflamatório e reduz a formação de melanina com ação regeneradora sobre a pele. O led inibe a produção de melanina porque diminui a produção de tirosina, o que gera o clareamento das manchas.
Algumas contra indicações para o tratamento seria o jato de plasma, o ácido hidroquinona, o lazer ablativo CO2 e o microagulhamento com agulha a cima de 0,5 mm.
A cura do melasma
Quem tem melasma é preciso ter consciência de que não existe uma cura definitiva, porém, é possível tratar de maneira eficaz, desde que o paciente tenha compromisso com o processo. Um dos pontos mais importantes é usar os produtos sugeridos pelo profissional responsável de forma adequada.
Dicas
Usar a vitamina C diariamente é uma dica excelente, pois é um clareador seguro e um ótimo antioxidante. Usar o filtro solar com proteção UVB e evitar exposição ao sol por longo períodos de tempo também vale.
Além disso, fazer a higienização da pele de forma adequada é essencial, além do uso de produtos antioxidante e despigmentante.
Fonte: Kede Maria. Dermatologia Estética, 2015; Harris. Pele. Do Nascimento à Maturidade, 2016 ; Fábio Borges. Terapêutica em Estética, 2016.
Seja o primeiro a comentar!